Artigos Publicados

Aspectos de uma atividade de Divulgação Científica que podem contribuir para o trabalho de professores em serviço e para a motivação dos estudantes

Resumo: Os dados apresentados pelo Livro Azul revelam uma baixa procura por carreiras científicas no Brasil em comparação com outros países em desenvolvimento. Os dados apresentados pelo PAEBES-SEDU revelam um baixo rendimento dos estudantes de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo, na disciplina de Física. O desenvolvimento de atividades de Divulgação Científica, através do conceito de edutainment, é capaz de proporcionar o contato dos estudantes com a Ciência Física em um clima agradável e descontraído, podendo, dessa forma, motivá-los para o estudo de fenômenos subjacentes a essas atividades. Neste contexto, este trabalho investigou uma atividade de Divulgação Científica, denominada Show de Física da UFES, visando o levantamento de aspectos que podem contribuir tanto para a melhoria da qualidade do trabalho do Professor de Física em Serviço quanto para despertar a curiosidade dos estudantes pela Física. Os resultados do questionário respondido por uma amostra de 40 estudantes apontam que eles tiveram uma boa receptividade pela forma de apresentação dos experimentos durante o Show. Também foi revelado o interesse deles em reproduzir experimentos vistos no Show. Foi solicitado à professora responsável por este grupo um relato escrito sobre o comportamento dos estudantes pós-Show. O texto revela um indicativo de melhoria no rendimento dos estudantes na disciplina de Física bem como no relacionamento professor-aluno. Estes resultados são indícios de que esse tipo de atividade pode contribuir, a curto e médio prazo, para a melhoria dos números revelados pelo Livro Azul e pelo PAEBES. Por fim, ressalta-se que este é um trabalho inicial de investigação sobre um projeto em desenvolvimento que visa a disponibilização de roteiros de montagem de experimentos de Física, através do site www.showdefisica.org, para a promoção da divulgação científica para o público em geral.

Investigação da contribuição do Show de Física da Ufes para o aumento do interesse de um grupo de alunos de Ensino Médio pela Ciência Física

Resumo: Os dados apresentados pelo PAEBES-SEDU revelam um baixo rendimento dos estudantes de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo na disciplina de Física. O desenvolvimento de atividades de Divulgação Científica, através do conceito de edutainment, é capaz de proporcionar o contato dos estudantes com a Ciência Física em um clima agradável e descontraído, podendo, dessa forma, motivá-los para o estudo dos fenômenos Físicos explorados. Neste contexto, este trabalho investigou uma atividade de Divulgação Científica, denominada Show de Física da UFES, visando o levantamento de aspectos que podem contribuir para aumentar o interesse dos estudantes pela Física. Os resultados do questionário respondido por uma amostra de 119 estudantes apontam que eles tiveram uma boa receptividade pela forma como os experimentos foram apresentados no Show. Também foi evidenciado o interesse deles em reproduzir, estudar e entender os experimentos. Estes resultados são indícios de que esse tipo de atividade pode contribuir para a melhoria dos números revelados pelo PAEBES. Por fim, ressalta-se que este é um trabalho de investigação sobre um projeto em desenvolvimento que visa determinar possíveis contribuições dessa atividade de Divulgação Científica para o ensino de Física.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.